18 de junho de 2010

Algumas particularidades de Lucas (3)



A expressão «hoje» aparece de forma recorrente no evangelho de Lucas. Vejamos:

2,11: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor.
3,22: E do céu veio uma voz: Tu és o meu Filho, eu, hoje, te gerei!
4,21: Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura, que acabais de ouvir.
13,32-33: Ide dizer a essa raposa: Agora estou a expulsar demónios e a realizar curas, hoje e amanhã; ao terceiro dia, atinjo o meu termo. Mas hoje, amanhã e depois devo seguir o meu caminho, porque não se admite que um profeta morra fora de Jerusalém.
19,5: Quando chegou àquele local, Jesus levantou os olhos e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois hoje tenho de ficar em tua casa.
19,9: Jesus disse-lhe: Hoje veio a salvação a esta casa, por este ser também filho de Abraão.
22,34: Jesus disse-lhe: Eu te digo, Pedro: o galo não cantará hoje sem que, por três vezes, tenhas negado conhecer-me.
22,61: Voltando-se, o Senhor fixou os olhos em Pedro; e Pedro recordou-se da palavra do Senhor, quando lhe disse: Hoje, antes de o galo cantar, irás negar-me três vezes.
23,43: Ele respondeu-lhe: Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.

Não é o «hoje» do relógio, mas o «hoje» da salvação. Jesus nasceu para salvar; parte em missão para salvar; visita Zaqueu para que ele também seja salvo. E mesmo na derradeira hora, Jesus repete este «hoje de salvação» e acrescenta: «comigo»! 

2 comentários:

  1. Encontrei ainda mais outra passagem em Lucas 5,26: «Hoje vimos maravilhas!», exclama o povo perante a cura e o perdão dos pecados do paralítico.

    ResponderEliminar
  2. Faz sentido falar em Hoje Presente(como dádiva)?

    ResponderEliminar

10 de Julho, venha lá!